Sunday, June 20, 2021

 

PARA TIA LILI

Eram seis e ela a sexta. A mais barulhenta, a que rejuvenescia meus avós. Meus avos também eram um pouco Lili! Todo mundo da família é um pouco Lili! Lili, a menina que gostava do som da rua, das pessoas da rua. A que saia pra dançar. A mais madrugadeira, a que organizava a festa! Um guarda-roupas cheio de roupas de festa porque improvisava tecidos novos com tecidos velhos. Em casa, a que tinha uma fé capaz de realizar, já desde menina, seus sonhos e os sonhos de outras pessoas. Lili, a única bailarina negra das aulas de ballet clássico e, das seis, a única que dançou nas pontas dos pés. Penso que Lili seja mesmo uma das mais fortes.

Lili, a que plantou duas meninas em seu coração que também é um seus úteros (das inúmeras maneiras de parir que ela exercita pela vida). Lili, a que acreditava em contos de fadas, a que desenhava numa agenda rostos de pessoas enquanto falava ao telefone(e a que mais gostava e gosta de um telefone RS!) Lili, a editora da revista da cidade. Lili que mantinha a casa sempre cheia, o fogão aceso, a chama acesa. A que fazia sanduiche pra uma casa cheia, o sanduiche da Lili, que ela inventou e multiplicou por aí. Lili, a filha do Jonas que tinha apelido de Simpático. E só podia ser filha dele. Penso que Lili seja mesmo uma das mais fortes.

Depois, a Lili irmã de minha mãe. A que cuidou tanto. A que chorou junto. A que pediu pro santo que a dor de minha mãe passasse pro seu corpo.... para que minha mãe conseguisse dormir durante o tratamento do câncer. A que bateu perna, cruzando a cidade, para ajudar qualquer pessoa que dela precisasse. Lili de Maria Passa na Frente, do rezo forte. Lili que reza e faz milagre, Lili amiga até mesmo dos santos! Humana, estridente, engraçada, muito, muito viva, sempre! Mesmo na dor. Penso que Lili seja mesmo uma das mais fortes.

Mais tarde, Lili do mar. Lili longe da casa dos pais fazendo sua história. Aqui, depois na Europa. Sempre dançando, sempre sendo ponte entre o divino e os seus. Lili que realiza sonhos. Lili que chora e esperneia até conseguir mudar o mundo de alguém. E mudar o seu mundo também. Penso que Lili seja mesmo uma das mais fortes.

Meu amor e gratidão por tudo que você representa em nossas vidas! 

Você é uma inspiração, meio tia, meio irmã. Te amo.


Thaiz Barros Cantasini 

(20/06/2021 - Aniversário da Lili)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home